Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

É grande a expectativa para o resultado das urnas diante do duelo entre o grupo de Porcino e o grupo de Toim, Berguim, Expedito e Cia em Itaporanga

Duelo dentro grupo maranhista cria expectativa em Itaporanga
Que a presente campanha eleitoral está esquisita, atípica e, convenhamos, sem um mínimo de animação da parte do eleitorado, disso ninguém duvida. Não se vê uma única foto de candidato nas portas e paredes das casas. De canto a canto do Estado é um silêncio estranho capaz de surpreender qualquer favoritismo. Por isso, é bom ir devagar com o salto alto.
Em Itaporanga, no entanto, há grande expectativa dentro do grupo maranhista quanto ao resultado que sairá das urnas em 3 de outubro. Será caso de 'vida ou morte'. Como todos sabem o maranhismo local se dividiu em duas facções no apoio a deputado estadual, com dois nomes da terra, e em várias no tocante a disputa federal.
Uma facção é amplamente composta por: Toim da Loja (ex-vereador, PMDB), Audiberg Alves (neo-maranhista e ex-vereador pelo PTB), além de seis vereadores - Zé Valeriano (PTB), Lula da Farmácia (PSDC), Saulo (PSDB), Zé Porcino, Zeca da Encarnação e Duvan, ambos do PMDB, que decidiram apoiar o nome do ex-superintende do Dnit-PB, Expedito Leite (PMDB).
A outra facção é liderada pelo ex-prefeito Antônio Porcino (presidente do PMDB local) que optou por apoiar o nome do advogado Nosman Barreiro Paulo (PT do B).
Mesmo com tantas 'lideranças' a primeira facção já está sendo chamada em Itaporanga de uma verdadeira 'Torre de Babel', que segundo a narratavia bíblica no Gênesis foi uma torre construída por um povo com o objetivo que o cume chegasse ao céu... Jacob Boehme (Filósofo Teutônico) defende que a torre simboliza a confusão das "falsas religiões"... No fim a torre foi destruída por um vento.
Voltando ao nosso torrão, Itaporanga olha com atenção o duelo dessas facções. Toim, Expedito, Berguim e Cia almejam 'destronar' Porcino da liderança do governador José Maranhão na cidade, enquanto Porcino demosntra estar vivo e forte o suficiente para emplacar uma derrota aos antigos aliados. "Vamos ver, agora, quem é quem... quem tem mais votos em Itaporanga no grupo do governador", é a frase recorrente por toda a cidade.
Sempre é bom lembrar que Porcino foi o suporte 'financeiro' e a base de sustentação para a campanha de Audiberg em 2008, a prefeito de Itaporanga quando foi derrotado pelo prefeito Djaci. Sem o poderio de Porcino, Audiberg não alcançaria dois mil votos. Ninguém duvida disso, nem mesmo os petebistas.
Mesmo após perder grande parte de seu grupo político, quando essas 'lideranças' achavam que Porcino estava liquidado e morto politicamente eis que ele dá uma demonstração de força ao fazer uma carreata e comício, em apoio à Nosman, muito superior a que todos da outra facção fizeram para Expedito.
Explico: Numa carreata organizada em apoio à Expedito a primeira facção colocou nas ruas de Itaporanga 52 carros e 32 motos, além de pouco mais de 50 pessoas num comício para ouvir Toim, Audiberg, Expedito e Cia, quando se esperava mais diante da quantidade de 'lideranças'. Duas semanas depois, Porcino coloca em carreata 117 carros e 72 motos, nas ruas de Itaporanga, além de número superior de gente num comício no centro da cidade, em apoio à Nosman.
Mesmo assim, é grande a expectativa quanto ao resultado deste duelo. Isso porque, o grupo de Expedito quer ganhar de Nosman para desbancar Porcino de vez e ser a nova base de sustentação do governador em Itaporanga. E, mesmo se não ganhar, já articula uma chapa Expedito/Audiberg, para prefeito e vice em 2012. Isso mesmo, quando aquele ano chegar o PTB não conseguirá mais do que uma vice.
Ou seja, trata-se mais de uma campanha municipal do que estadual.
Porém, Porcino queiram ou não até o presente momento é o líder do governador José Maranhão em Itaporanga e afirma que vai mostrar a Toim, Berguim e Cia, quem tem voto e, assim, emplacar derrota acachapante a Expedito. "Em Itaporanga, pode anotar aí, darei mais votos a Nosman do que esse grupo à Expedito", disse certa vez.
Um coisa é certa, enquanto o grupo de Expedito fixa seu poderio 'econômico' em Itaporanga, o ex-prefeito Antônio Porcino além de fazer a campanha do governador na 'Rainha do Vale' empreende, não só para Nosman, mas para o próprio Maranhão luta pela sua vitória em todo o Vale do Piancó. Porcino tem visitado município por município com esse objetivo. É o que se pode observar.

Nenhum comentário: