Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 31 de janeiro de 2009

Cássio diz em entrevista à Agência Estado que acredita em reviravolta no TSE

A partir da próxima segunda-feira (02) a Paraíba começa a viver de novo o 'entra e sai' da novela do TSE. Nesta sexta-feira (30) o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse, em entrevista à Agência Estado, em São Paulo, que as suas expectativas, com relação ao julgamento dos seus recursos que tramitam no TSE, são muitos boas.
“A verdade tem pernas longas e no decorrer do processo eu não conseguir trazê-la a a tona", declarou Cunha Lima que espera, após o recesso do judiciário, que os ministros do TSE releiam o processo, na apreciação dos recursos que sua defesa impetrou para reverter a cassação, por acreditar que uma observação atenta irá detectar equívocos e falsas premissas. Na em entrevista, o governador, garantido no cargo enquanto recorre ao TSE, classificou mais uma vez sua cassação de um grande equívoco. "Talvez um dos maiores erros da Justiça Eleitoral na história do Brasil", afirmou.
"A nossa corte (TSE) é formada por homens honrados, sérios, dignos, mas que, na condição humana, estão expostos ao erro e houve um erro", acrescentou o governador. Cunha Lima disse também que, apesar de todo o imbróglio, a Paraíba está indo muito bem, sobretudo no aspecto fiscal, com a apresentação de superávit nominal pelo quarto ano consecutivo.
De acordo com o advogado Delosmar Mendonça, que faz a defesa do governador, “Se o ministro Arnaldo Versiani não pedisse vista aos autos, fatalmente o presidente o faria. O ministro Carlos Ayres Brito se sentiu enganado pelo relator”. Foi desta forma que no recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ficou conhecido como “Caso FAC”, Delosmar Mendonça, avaliou a última sessão da Corte Eleitoral, onde foi iniciado o julgamento dos embargos de declaração de publicação que cassou o mandato do tucano.
Delosmar disse ainda que não acredita que o voto do ministro Arnaldo Versiani seja emitido na primeira sessão do TSE, após o recesso do Judiciário, prevista para o próximo dia 2. “A sessão de abertura dos trabalhos é uma ocasião solene e ninguém espere que este processo entre em pauta neste dia, mas o que podemos adiantar, independente de data, é que estamos confiantes que o ministro vai ler os autos com atenção, compreendendo que a Lei que criou o Funcep pode sim ser aplicada a FAC, como subsídio legal”, esclareceu Delosmar. O advogado afirmou que só viaja para Brasília na próxima semana e que o clima na banca governista é de tranqüilidade e confiança.

"aliança Cássio/Ricardo depende unicamente do senador Cícero", diz o vereador Hervázio Bezerra

Ao comentar os desdobramentos com vistas à eleições de 2010 o vereador Hervázio Bezerra (PSDB) disse, esta manhã ao Portal PBAgora, que a possível aliança entre o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) depende unicamente do senador Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB. Apesar de defender o apoio de todo o PSDB, inclusive de Cássio, à candidatura de Cícero ou Efraim Morais (DEM) ao governo do Estado, Hervázio (foto) disse que entende como cidadão que os projetos do governador e o de Ricardo são convergentes, já que ambos têm intenções eleitorais diferentes e são uma liderança, respectivamente, em Campina Grande e João Pessoa.
“Se não fosse Cícero, a aliança de Cássio e Ricardo seria um casamento perfeito. Exatamente porque o projeto de Cássio e o de Ricardo não se choca. Um quer ser senador e o outro governador. A grande questão está na presença do senador Cícero Lucena no caminho dos dois. Há, e toda a Paraíba sabe disso, uma história de lealdade entre Cássio, Cícero e Ronaldo, que já passaram por muitas alegrias e tristezas juntas, difícil de ser esquecida pelo pragmatismo da política. Mas, devo admitir, que nada é impossível, em se tratando de política”, disse Hervázio.
“Acho muito difícil porque, além das divergências políticas, o que distanciou Cícero de Ricardo foram os ataques pessoais, o projeto de ataque à honra e a trajetória do senador. Mas até isso não é impossível. Se há dez anos alguém fosse dizer que Wilson Braga, José Maranhão e Ricardo Coutinho estariam juntos, seria chamado de louco”, declarou.
Para Hervázio, a tese de aliança Cássio/Ricardo não sofre de resistência alguma junto aos cassistas. Apesar disso, além de Cícero Lucena, o vereador tucano vê outra dificuldade a ser enfrentada por Cássio e Ricardo: a questão nacional. “É preciso avaliar se as questões partidárias vão permitir que Cássio ignore o projeto do PSDB na Paraíba para se aliar a Ricardo. Nacionalmente, a cúpula do PSDB tem prestado forte solidariedade a Cássio nesse processo de cassação e o partido tem com o governador José Serra fortes possibilidades de chegar à presidência da República”, finalizou Hervázio.

Ricardo Coutinho e o futuro... É ou não é?

Nada melhor do que começar o sábado com mais uma do chargespb. A de hoje aborda o "dilema shakspeareano" de Ricardo Coutinho. O que vocês acham? É ou não é? Confira, é só clicar: Futuro

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ronaldo diz que parceria Cássio/Ricardo é apenas Institucional; eleição 2010 é outra coisa

O ex-governador, ex-senador e ex-deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB) propôs nesta sexta-feira (30) que seu filho, o governador da Paraíba, também do PSDB, amplie o apoio institucional entre os governos Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho (PSB), prefeito de João Pessoa. "O governador Cássio Cunha Lima deve dar mais ainda apoio institucional ao governo do prefeito da capital paraibana”, declarou o poeta.
Ronaldo afirma que a parceria só traz benefícios para todos. Para o patriarca do clã Cunha Lima esse apoio institucional, no entanto, não serve como parâmetro para as eleições de 2010. De acordo com ele, muita água deve rolar antes de se formar os blocos de alianças para o pleito do ano que vem. “Nesse arco-íris que forma a base de sustentação política do governador Cássio Cunha Lima temos bons nomes para ser o seu sucessor”, declarou Ronaldo que declinou, no entanto, de citar nomes dos prováveis candidatos.

Grupo RastaPé, com raízes de Itaporanga, famoso no sul pode fazer turnê na Paraíba em junho

Caros leitores, o grupo aí das fotos é o RastaPé a nova cara do forró, que se destaca através do forró universitário e é um dos grupos que traduzem a transformação do gênero no Brasil. Um dos expoentes do forró universitário, o grupo foi formado em São Paulo em 1999 e desde então faz muito sucesso no sul do País. Para vocês terem uma idéia eles já venderam quase um milhão de cópias dos seus álbuns, entre muitos shows nacionais e internacionais em um trabalho constante já há quase dez anos. E sabem de onde seus fundadores são originários: da nossa Paraíba, e melhor, da nossa 'Rainha do Vale' - Itaporanga. Isso mesmo!Monento do show (em DVD) que contou com participações especiais de Alcione, Fafá de Belém, Mariana e Trio Nordestino, e tem, ainda, depoimentos de Dominguinhos, Elba Ramalho e Trio Virgulino / Coroné
Terra que já tem seu nome levado aos quatro cantos do mundo também pelo famoso grupo Clã Brasil, com o forró pé de serra, Itaporanga é berço do patriarca (e dos filhos) do grupo RastaPé: Seu Jorge (o de chapéu de couro) da família Lunguinho; e seus dois filhos o vocalista Jorge Filho (de camisa amarela) e guitarrista Chiquinho (Tico - de camisa vermelha). Eles, junto com dois paulistas (Jair e Marquinhos), conseguiram espaço no Sul e no Sudeste com o forró universitário que foi decisivo para quebrar de vez mais uma barreira do preconceito. Preconceito esse que por falta de contato com o estilo, as pessoas pré-julgaram e em seguida passaram a conhecer, descobrindo mais um gênero musical.
E hoje, o forró universitário é uma febre por lá. O RastaPé tem se apresentanda constantemente em programas televisivos como: Rau Gil, Domingo Legal, entre outros. Mas o melhor da notícia vem a seguir. É que o Rastapé já está preparando o novo trabalho que se depender da bagagem do grupo, será um sucesso. A música de trabalho já pode ser ouvida no site e nas principais rádios do país. E este ano eles preparam uma surpresa para os seus fãs paraibanos. A banda Rastapé estará tocando durante as festividades juninas de 2009 em várias cidades paraibanas. Os shows já estão sendo agendados. E muito provavelmente ela estará se apresentando em Itaporanga, num retorno às origens, os primeiros contatos já estão sendo dados. A banda está vindo para a Paraíba através do radialista e produtor de eventos Nil Alcântara. Enquanto isto, confira abaixo um pouco da trajetória do grupo. O som da sanfona e da zabumba tomou mesmo conta do cenário musical brasileiro. E o Rastapé, um dos expoentes do forró universitário, tem toda responsabilidade sobre a transformação em que passa o gênero, oriundo do Nordeste. Formado em São Paulo em 1999 por Seu Jorge (acordeom), seus filhos Tico (guitarra, violão) e Jorge Filho (percussão e voz), todos três naturais da Paraíba, e dois paulistas, Jair (triângulo e percussão) e Marquinhos (zabumba), o grupo arrasta multidões por onde passa e vem se firmando cada vez mais nesse mercado concorrido e em crise devido à queda das vendas de Cds. Muitas feras da música apreciam o trabalho do grupo. Só pra ter idéia, o Rastapé já foi aplaudido de perto por nomes como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, entre outros.
A história do Rastapé remonta o auge do forró universitário. No final dos anos 90 vários jovens do sudeste do país na maioria universitária, impulsionados por trios como Virgulino, Sabiá e Xamego, trocaram à mania de fazer rock nas garagens, por fazer forró nas praias, praças e festas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No começo de 1999, os amigos Marcos Antônio Morato e Jair dos Santos compraram sanfona e zabumba para tocar forró. Jair abandonou o emprego na bolsa de valores e Antônio largou a banda de pagode para se unirem ao sanfoneiro paraibano Jorge Longuinho e seus filhos Chiquinho e Jorge Filho. A partir daí o sucesso não parou mais. O forró finalmente foi para a mídia e o Rastapé, em especial, decolou e figura no topo das paradas até os dias de hoje.Em 2000 lançou, pela Deck Disc, o primeiro disco, O Som do Forró, em que interpretavam clássicos do gênero (Dominguinhos, Luiz Gonzaga). O disco teve mais de 300 mil cópias vendidas. Pouco tempo depois - em 2002 - lançaram outro trabalho, Fale Comigo, desta vez com composições próprias. Esse arrebatou mais de 100 mil cópias vendidas. Eles trazem em Fica Comigo composições do grupo e de outros autores. O disco contém xotes mais cadenciados e pé de serra (que seguem o estilo tradicional do forró, tocado por Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga). Amor de Rastapé, uma das músicas mais tocadas nos forrós, Forró Universitário, Embalo do Forró e Namoro são algumas das 15 faixas do álbum.
Em 2004 a banda lançou Pode Relampejar, o 3º álbum, que mostra uma fusão do xote com o reggae. Sem perder as características que tornaram seus discos tão populares, o Rastapé classificou essa miscigenação como uma evolução natural da carreira. Em 2005, o grupo se consolidou ainda mais com o CD Ao Vivo intitulado Cantando a História do forró. Neste trabalho, a banda faz uma releitura de clássicos do gênero, como Procurando Tu, que conta com a participação do Trio Nordestino, Fafá de Belém e Mariana em um pot-pourri em homenagem a Alceu Valença, com Tropicana e Anunciação. Outros destaques do CD são as instigantes Colo de Menina, que conta com uma participação incansável do público, e Feira de Mangaio. Dando um show à parte, Alcione cantou Pedra de Responsa, de Zeca Baleiro. A versão dessa música mostra a criatividade do grupo ao transformar a bela canção do compositor maranhense em um ritmo quente como o forró.

Maranhão articula Braga para Senado tendo como 1º suplente o empresário Deca do Atacadão

O deputado federal Wilson Braga (PMDB) havia anunciado dias atrás que iria apoiar o empresário Deca do Atacadão Rio do Peixe como candidato à Câmara dos Deputados, em 2010. Segundo Clilson Júnior, uma pessoa ligada umbilicalmente ao deputado peemedebista, revelou neste fim de semana na cidade Guarabira a verdadeira versão do encontro entre Braga e o empresário Deca. Diz que, na verdade, o encontro foi orquestrado, planejado e agendado pelo senador José Maranhão (PMDB) que está com um olho no Palácio da Redenção e outro nas eleições de 2010.
Como não terá mais o 'trator' Ney Suassuna para torra dinheiro numa campanha do PMDB ao Governo o senador Maranhão parte em outra frente. A engenharia é a seguinte: Deca como bom trem pagador, será o candidato na chapa de Braga (foto) como 1º suplente. Em caso de vitória, Braga ficará no senado por 4 meses e encerrará sua trajetória política com chave de ouro.
Só que neste caso, o páreo será bem mais pesado para Braga do que em 2002 quando disputou e perdeu a vaga no Senado para Efraim Morais (DEM). Isso porque em 2010 ele terá concorrentes fortíssimos: o governador Cássio, o ex-senador Ney, o deputado Santiago ou Vitalzinho, o próprio Efraim (se não emplacar como candidato ao Governo), etc. Sem esquecer o próprio Maranhão que poderá concorrer à reeleição.

Abílio diz que Dunga será grande puxador de votos para o PTB na disputa pela Câmara em 2010

Esta semana o deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB, deu mostras de que o partido pode ter uma disputa interna no voto sobre qual caminho seguir em relação às eleições de 2010. Como se sabe Abílio (foto) estar armando, de todos os lados, um caminho que leve sua indicação como candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) enquanto setores da legenda, como Carlos Dunga e Fábio Tyrone (prefeito de Sousa), querem a permanência da aliança com partidos que apoiam o governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
A obstinação de Abílio em ter seu nome na chapa dos 'girassóis' é tanta que ele até parece, agora, diminuir as desavenças com o suplente de senador Carlos Dunga (PTB). Dunga lançou sua candidatura a deputado federal, após apelo de 16 prefeitos, e já recebe dentro do partido uma defesa, a do próprio Armando. "Carlos Dunga poderá ser o grande puxador de votos do PTB, já que vamos ter bons candidatos como Gilvan Freire, Philemon Rodrigues e um dos empresários filiados recentemente", diz Abílio, que prevê a eleição de pelo menos dois deputados.

Mínimo de R$ 465 entre em vigor neste domingo

E para quem, ainda, não sabe entra em vigor no próximo domingo (1º) o novo salário mínimo, que passa de R$ 415 para R$ 465. O valor corresponde a um reajuste de 12% e terá reflexo no início de março, quando normalmente são pagos os salários de fevereiro. O valor do novo mínimo havia sido negociado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais em 2008 e foi confirmado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na terça-feira passada (27) durante o anúncio de corte provisório do Orçamento de 2009.
Nesta sexta-feira (30), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dá entrevista coletiva para falar do reajuste. Os reajustes do salário mínimo causam impacto a pelo menos 21 milhões de brasileiros, segundo o Ministério do Trabalho, usando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os aposentados e pensionistas, mais de seis milhões recebem pelo menos um salário mínimo mensal.

Em Itaporanga servidores recebem dentro do mês

A atual gestão municipal em Itaporanga cumpre nesta sexta-feira (30) uma de suas principais promessas durante a campanha passada: pagamento em dia dos vencimentos de todos os mais 600 servidores públicos municipais, o que representa o anseio de toda rede pública municipal. Pois o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) já autorizou a transferência do crédito em conta.
A partir das 9h da manhã desta sexta-feira, os funcionários efetivos, estatutários e cedidos, poderão dirigir-se ao banco com a certeza de que receberão o salário dentro do mês trabalhado. José Joaquim Salviano, Secretário Municipal de Administração, disse que: “Todo o esforço empenhado para se efetuar o pagamento dentro do mês trabalhado é um reflexo da coragem, determinação e da seriedade com que será tratado a gestão Djaci Brasileiro”.
O prefeito Djaci (foto) afirmou que “não foi, não é e nem nunca deverá ser visto como um favor, a realização do pagamento integral do salário dos funcionários do município até o final do mês trabalhado. O governo de Itaporanga não é feito apenas por mim. Quem faz o governo é o conjunto. É cada um dos funcionários, distribuídos nas mais diversas áreas de atuação. Desde o auxiliar de serviços gerais, passando pelo corpo técnico, até aos secretários. Portanto, pagar o salário em dia, não é favor. É obrigação!”. Concluiu.

Will diz que multa do TCE decorre de erro contábil

A 1ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas do Estado, durante sessão desta quinta-feira (29/01/09), manteve decisão anterior que julgou irregular a prestação de contas do convênio 02/04 celebrado entre a Prefeitura de Itaporanga (gestão Will Rodrigues) e a Pbtur para contratação de atrações musicais e divulgação das festividades em comemoração aos 139 anos de emancipação política daquele município sertanejo.
De acordo com o ex-prefeito o que houve foi um erro contábil (feito pelo escritótio que o assessora) e que será devidamente explicado num recurso extraordinário a ser apresentando, nos próximos dias, no tribunal. O ex-gestor governou Itaporanga por duas oportunidades: de 1988 a 1992 e de 2000 a 2004.
O ex-prefeito Will Rodrigues (foto) foi multado em R$ 2.805,10 e condenado a devolver aos cofres públicos a importância de R$ 15.690,00 num prazo de 60 dias, de acordo com o voto do relator do processo, conselheiro José Marques Mariz, também presidente da 1ª Câmara. Rodrigues teve rejeitado recurso de reconsideração da decisão.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

"Vou trabalhar 2009 com o objetivo de viabilizar minha candidatura ao governo", diz Efraim Morais

O senador Efraim Moraes (DEM) reafirmou nesta quinta-feira (28) que sua pré-candidatura ao governo do estado no pleito de 2010 e revelou que já está em fase de elaboração de seu programa de governo. “Vou trabalhar 2009 com o objetivo de viabilizar minha candidatura”, informou Moraes em entrevista onde confirmou, ainda, que o arco de alianças formado desde 2002 e que elegeu o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) duas vezes será mantida. “O meu velocímetro de campanha já está rodando”, disse o senador, que nesta quinta-feira participou da posse da nova diretora da Famup, em João Pessoa.
De acordo o senador, a opinião de dirigentes partidários (Armando Abílio é o principal deles) que querem uma aproximação entre o governador e o prefeito de João Pessoa (PSB) para as eleições do ano que vem não refletem o pensamento da base. “São apenas opiniões que serão desfeitas tão logo o nosso comandante o governador da Paraíba decida encampar nosso projeto”, disse. Segundo o democrata, a sua candidatura é pra valer. “Mesmo que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) casse o mandato de Cássio Cunha Lima, coisa que eu não acredito, ela será mantida”, disse. Efraim Moraes disse acreditar piamente que os embargos declaratórios interpostos no TSE em defesa da permanência de Cássio no governo do estado, serão acatados e o processo será devolvido ao TER da Paraíba para que o vice-governador José Lacerda Neto (DEM), possa se defender das acusações.
Ou seja, enquanto aliados políticos – entre os quais o senador Cícero Lucena (PSDB) – ainda relutam em assumir candidatura, Moraes intensificará viagens ao interior do Estado para “construir pré-programa de Governo”. “Pretendo viajar para construir com políticos, empresários e a população em geral um projeto, um pré-programa de governo para as eleições de 2010”, revelou. O senador ratificou que sua pré-candidatura é um projeto do DEM e dos demais partidos aliados, que seguem a orientação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Entretanto, admitiu que existem outros nomes no grupo postulando disputar o cargo de governador.

Promotoria de Piancó promove reunião para coibir evasão escolar nos municípios da comarca

A Promotora de Justiça, Caroline Freire Monteiro (foto), reuniu, nesta quarta-feira (28), os Prefeitos e os Secretários de Educação dos Municípios de Emas, Igaracy, Piancó, Aguiar, Catingueira e Olho D'água para discutir campanhas para acabar com a evasão escolar nesses municípios. A reunião aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de Piancó, de onde responde pela titularidade. “Além do combate à evasão escolar, foram discutidos temas como a prevenção do uso de drogas nas escolas. Os gestores presentes, também, reafirmaram o dever de bom desempenho da gestão pública, inclusive com o compromisso de efetivar posturas enérgicas contra o nepotismo”, explicou Caroline Freire.
A Promotora afirmou ainda que os gestores públicos se comprometeram em efetivar o cumprimento das recomendações recebidas, pelo Ministério Público Estadual, acerca do combate ao nepotismo, considerando principalmente a atual fase de início de gestão, onde serão nomeados diversos ocupantes de cargos em comissão. Além disso, os Secretários de Educação das respectivas cidades também se comprometeram em empreender os primeiros passos no sentido de incluírem, já neste ano letivo, aulas voltadas à política anti-drogas, explicitando seus malefícios, bem como conciliando alternativas para os momentos de lazer dos alunos, com o incentivo à prática de atividades esportivas.
“Através desta reunião, nós demos início aos preparativos para a realização da campanha de combate à evasão escolar, em que o Ministério Público realizará a abertura do projeto em cada município, onde será programado um dia de palestras para pais e alunos. No decorrer dos trabalhos, com a campanha já lançada, iremos acompanhar as frequências escolares dos alunos menores de 18 anos, bem como do seu comportamento em sala de aula”, destacou a Promotora, ressaltando que a intenção é valorizar sempre a frequência participativa e que os casos de maior preocupação serão enviados à Promotoria de Justiça.
AssessoriadaPromotoria

Prefeitos Flávia, Dudu e Fernanda fazem parte da nova diretoria da Famup que toma posse hoje

Já está tudo pronto para a posse da nova diretoria da FAMUP – Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, que acontece nesta quinta-feira (29), logo mais às 11h, no Auditório do SEBRAE, em João Pessoa, no piso superior da entidade.
Três prefeitos do Vale do Piancó fazem parte da nova diretoria: Flávia Galdino (Piancó), Dudu Pinto (Boa Ventura) e Drª Fernanda Loureiro (Emas). A eleição de Buba Germano, prefeito de Piacuí, teve seu momento decisivo quando a prefeita Flávia retirou sua postulação, que contava com o apoio de oitenta outros prefeitos, para apoiá-lo, numa articulação desencadeada pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Cássio assim imprimiu outra derrota ao senador José Maranhão (PMDB) que apoio o prefeito Hugo Alves (PMDB). Derrota que foi, também, a primeira sofrida pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), nesta fase de ano pré-eleição estadual, já que ele pretende ser candidato a governador. Dizem que o prefeito da capital caiu numa arapuca dos peemedebistas ao assumir publicamente o enfrentamento na Famup.
Confira a composição da nova diretoria da Federação, que tem :
Presidente - Rubens Germano Costa - Picuí
1º Vice Presidente - José Antônio Vasconcelos da Costa - Pedra Lavrada
2º Vice Presidente - Fábio Tyrone B. de Oliveira - Sousa
3º Vice Presidente - Edvaldo Caetano da Silva - Catolé do Rocha
4º Vice Presidente - Antônio Maroja G. Filho - Juripiranga
1º Secretário - Ednancé Alves S. Henrique - Monteiro
2º Secretário - Flávia Serra Galdino - Piancó
3º Secretário - João Clemente Neto - Sapé
1º Tesoureiro - José Vieira da Silva - Marizópolis
2º Tesoureiro - Yasnaya Pollyanna D. Werton - Pombal
CONSELHO FISCAL - EFETIVOS
José Pinto Neto - Boa Ventura
Wanderlita Guedes Pereira - Areia de Baraúnas
José Ivaldo de Morais - Várzea
Carlos José C. Marques - Boqueirão
João Luiz de Lacerda Júnior - Amparo
CONSELHO FISCAL - SUPLENTES
Nadir Fernandes de Farias - Curral de Cima
Francisco das Chagas L. de Sousa - São Mamede
Fernanda Maria M. de Medeiros Loureiro - Emas
José Rofrans L. Cassimiro - São Francisco
Davi Cordeiro de Oliveira - Santa Terezinha

Enquanto Itaporanga ainda sonha a UFCG já marca concurso para o campus da Sumé

Vejam bem como são as coisas... Desde o ano de 2001 que inúmeros reuniões foram realizadas, tanto em Campina Grande como em Itaporanga, com vistas à instalação de um Campus Universitário em Itaporanga para beneficiar a região do Vale do Piancó, única desprovida de ensino superior em todo o estado. Neste mesmo espaço de tempo outras cidades desencadearam luta idêntica e tiveram sucesso, ao contrário do Vale do Piancó. Uma desta conquista verifica-se na cidade de Sumé quando o magnífico reitor Thompson Mariz antecipa, em reunião, que em março próximo a UFCG realizará concurso para professor e técnico-administrativo para o campus de Sumé.O anúncio foi feito durante a posse (foto) de 69 servidores na UFCG, ocorrida nesta quarta-feira (28). Thompson também fez um relato da criação da UFCG, suas conquistas e o quanto ela tem sido referendada nacionalmente. Falou do projeto de expansão, dos campi e dos cursos de graduação e pós-graduação que foram criados, ressaltou o momento histórico que a educação superior tem vivido no governo do presidente Lula, e antecipou que em março próximo a universidade estará realizando concursos públicos para professores e técnico-administrativos para o recémcriado campus Sumé.
O vice-reitor Edilson Amorim e o diretor pro tempore do campus Pombal, Martinho Salgado, também saudaram os novos servidores. Logo em seguida, o secretário de Recursos Humanos da UFCG, José Marcos Viana, realizou uma palestra e tirou as dúvidas sobre estágio probatório, progressão funcional, redistribuição, direitos e deveres. Tomaram posse 50 professores e 19 técnico-administrativos classificados em concursos realizados no final do ano passado. A solenidade de entrega do termo de posse e da portaria de nomeação aconteceu pela manhã, no da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS), no campus Campina Grande.
Enquanto ao Vale do Piancó nemhuma perspectiva de instalação de um Campus que, inclusive, já tem terreno doado e passado em cartório para propriedade da universidade. Só para lembrarmos, no mesmo espaço de tempo em que Itaporanga vem brigando por instalação de instituições federais cidades como Sumé e Monteira já conseguiram as suas. Monteiro, por exemplo, iniciou depois de Itaporanga sua luta pela a Caixa Econômica Federal e já conseguiu. Há mais de um ano que a CEF funciona naquela cidade enquanto isso Itaporanga ainda sonha em um dia ter de volta a sua.

Zé Alencar atende o povo diariamente no gabinete

Mantendo a sua promessa de campanha de dar atenção à população do município de Santana dos Garrotes, o prefeito Zé Alencar (foto-PSDB), de forma diária e regular, atende ao público todas as manhãs e tarde no seu gabinete. Tendo ao lado vice-prefeito, Betinho Azevedo e diversos dos seus auxiliares de administração, o prefeito inovador recebe de modo cortez e ordenado aos cidadãos e cidadãs ouvindo-os, dialogando e anotando as reivindicações.
Sempre que o assunto requer, Alencar de imediato aciona os seus secretários. E se deixa interromper por ações emergentes ou saudação do público passante, mas presta atendimento individualizado e sustenta a simplicidade, humildade e objetividade. Ao vice-prefeito são destinados diversos encargos: por exemplo, dar encaminhamento aos assuntos do momento e atender pessoalmente as dezenas de pessoas. Quando lhe perguntam o porquê desse tipo de atendimento, Zé Alencar responde que “é função do gestor público não se distanciar do povo e que o lema de seu governo, PENSANDO EM VOCÊ foi para ser respeitado e diz que quando estiver no município sempre estará no gabinete”.
Ary Ramalho (Decom - PMSG)

"São Pedro 09": enquete já ultrapassa 3 mil votos

Minha gente a enquete que está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de Itaporanga com relação as atrações que o internauta deseja ver no "Melhor São Pedro do Brasil", festa tradicionalíssima que acontece no final de junho, está simplesmente bombando. É que a atual gestão quer promover este ano a melhor festa de todos os tempos e precisa da sua ajuda, para isso promove esta enquete onde se baseará para a contratação das atrações. A Banda Saia Rodada (foto), junta com Aviões do Forró, continuam liderando
Bem, no momento, a preferência é exorbitante pela Banda Aviões do Forró (que está em primeiro lugar com 381 votos); Em seguida aparece a Banda Saia Rodada (com 306 votos); Agora do terceiro ao quinto lugar a briga é realmente de foice entre as Bandas Magníficos, Mastruz com leite e Calcinha Preta. Sem falar nas demais que vem com força no encalço das líderes.
Mastruz com Leite e Calcinha Preta disputam voto à voto as últimas vagas entre as cinco mais votadas
Ou seja, é uma disputa eletrizante: As duas primeiras brigando voto à voto. E olhem que já ultrapassamos os três mil votos. Não perca tempo, continuem votando e dê sua opnião para que possamos realizar a melhor festa de todos os tempos.

Rádio Portal do Vale FM agora aqui no Blog...

Desde o dia de ontem que o Blog está recebendo inúmeros elogios dos internautas de todos os recantos por inserir em seu layout o likn da super Rádio Portal do Vale 104.9 FM, da cidade de Boa Ventura, que já é a mais nova sensação em frequência de sucesso no interior paraibano. Agora através do Blog você, caro internauta, curte online a programação musical e os programas selecionadíssimos desta emissora.
A emissora é um empreendimento do amigo Fábio Arruda, ex-prefeito de Boa Ventura e atualmente na diretoria Funasa-PB, que destina esta importante ferramenta de comunicação social aos seus munícipes. E sua direção não poderia estar em melhores do que a do competente Josenildo Rodrigues Leite , atual secretário de Infra-Estrutura da cidade de Piancó. Ou seja, uma equipe de primeia linha.

Prefeitura de Itaporanga recebe elogios pela promoção do curso de capacitação técnica

Termina nesta quinta-feira (29) o curso de "Gestão Escolar e a Pedagogia da Alternância na Educação do Campo" promovio pela Prefeitura Municipal de Itaporanga, através das secretarias de Educação e da Agricultura, em parceria com a Acácia Consultoria. O curso é estinado à professores, diretores e coordenadores de escolas, além de pessoas ligadas à área rural como: técnicos agrícolas, médicos veterinários e formados em ciências agrárias, entre outros.O curso está sendo ministrado pelo professor Dr. Medson Janer (foto) na sétima gerênia estadual de ensino, devido a insuficiência de espaço no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB - Pólo de Itaporanga), já que foi destinado 60 vagas mas por conta da enorme procura tivemos que aumanetar mais trinta, chegando aos 90 participantes. Entre eles a impressão é das melhores possíveis quanto ao alto nível da capacitação acompanhada de um ministrante de primeira linha do que existe no país.
Momento da apresentação do curso e formação da mesa oficial
A abertura aconteceu na última segunda-feira (26), no auditório da UAB-Itaporanga, feita pelo prefeito Djaci Brasileiro, pelo secretário de Educação Josias Tolentino, pelo secretário de Agricultura Sebastião Lemos, pelo Dr. João Feitosa e pelo professor Dr. Medson Janer da Silva, PhD no assunto, que veio direto do estado de Mato Grosso do Sul para ministrar o curso. Após apresentação do curso e formação da mesas dos trabalhos, feita pelo gerente municipal de Comunicação (este editor), os presentes atentamente escutaram os compromissos e as novidades relatadas ali.
Participantes do curso
"Apesar do pouco espaço de tempo que tivemos para organizar este momento é uma honra destinar, nesta semana que antecede o início do ano letivo, um curso de grande importância para o magistério municipal e queremos reafirmar o nosso compromisso em sempres estarmos promovendo capacitação para a rede municipal porque assim será o trabalho à frente desta pasta, treinando e capacitando cada vez mais nossos professores e diretores de escolas", disse Josias Tolentino. "Para a área agrícola de nossa cidade, como também do Vale, este curso veio em boa ora e está sendo bem recebido já que estão inscritos técnicos e pessoas formadas do mais alto gabarito que podemos encontrar em nossa região. E o curso é uma ferramenta a mais que vem somar ao currículo de cada um de nós", declarou Sebastião Lemos.
Secretário Josias fala aos presentes
Já o Dr. Medson Janer deixou claro, em suas palavras, a surpresa com a desenvoltura da equipe da Prefeitura para realizar o que foi proposto em tão curto espaço de tempo, apenas oito dias: "Está de parabéns o prefeito (Djaci), os secretários (Josias, Sebastião e Ricardo) por em tão curto espaço de tempo organizar uma bela estrutura e com uma participação excelente de inscritos para o tamanho da empreitada. E quero afirmar que nos alegra muito que ainda em seu primeiro mês de gestão o prefeito já dê demonstrações, como esta, de que é compromissado com a capacitação de seus munícipes, isso porque, sabemos das dificuldades que é um começo de gestão. Enquanto muitos outros gestores ainda estão se adptando à realidade que encontraram o de Itaporanga promove esta maravilha de curso", afirmou Medson.
Professor Medson falando sobre o curso
Quando do uso da palavra o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) agradeceu imensamente à equipe pela eficiência na organização do curso e anunciou para todos os presentes a implantação, em breve, de uma Escola Técnica Agrícola, de nível Federal, que funcionará nas proximidades da Psicultura, na comunidade Cachoeira, em terreno doado pelo prefeito de Curral Velho, Luís Carnaúba (PR). Esta escola terá um investimento de R$ 2,2 milhões e será residente, ou seja, com os alunos morando lá. Outra boa notícia dada na ocasião é a implantação de uma outra escola técnica profissionalizante, num investimento de R$ 1,8 milhões.
Prefeito Djaci elogiando sua equipe
"Este curso é um ponta-pé inicial que estamos dando para a qualificação dos nossos profissionais para que possamos estar em pé de igualdade com outros centros na busca por investimentos. É muto satisfatório quando vemos entre os participantes o que tem de melhor na área agrícola local, por isso, quero parabenizar a minha equipe (Josias, Babá e Ricardo) que num esforço tremendo organizaram em pouo tempo esta estrutura maravilhosa. Projetos como este está entre os nossos compromissos para melhorar, ainda mais, a área técnica com relação à novas culturas que iremos implantar, em breve, como a técnica do arroz vermelho, especializado aqui bem perto (Santana dos Garrotes). Desejo boa sorte à todos e que voçês possam aproveitar muito as aulas deste especialista que é o Dr. Medson", concluiu Djaci.
Prefeito falando aos participantes
O prefeito ainda está na capital onde foi assinar convênio, junto ao Governo do Estado, visando executar obras de revitalização com ajardinamento em todas as praças e jardins da cidade. Logo após, junto ao DRE, ele buscará parceria que venha a dar suporte para a realização de um completo revestimento asfáltico nas principais avenidas de Itaporanga, que a tual gestão gestão encontrou completamente abandonado.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Secretários do Governo e chefe do DNIT Expedito Leite visitaram as obras do Empório Paraíba

Os secretários estaduais Francisco Assis Quintans (Infraestrutura) e Romero Rodrigues (Casa Civil) acompanhado de outros auxiliares do Governo do Estado e do superintendente do DNIT - Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte, o itaporanguense Expedito Leite, visitaram, na tarde desta quarta-feira (28), as obras do Empório Paraíba, que está sendo construído no entorno do distrito de Cajá, no município de Caldas Brandão. A obra está orçada em mais de R$ 5 milhões.
Também participaram da visita o Chefe de Gabinete do Governador, Laércio Cirne; o superintendente da Suplan, Vicente Holanda; o gerente de obras da Secretaria de Infraestrutura, Leonam Lins; o superintendente do DER, Inácio Bento, além do prefeito e vice-prefeito de Caldas Brandão, respectivamente, João Batista Dias e Djalma Medeiros Guedes Júnior. Durante a visita, o secretário Quintans mostrou ao superintendente do DNIT a planta do Empório Paraíba, que está sendo construído pela Empresa JGA Engenharia e consta de acesso tanto quem vai pela variante que passa por trás do Cajá como quem vem no sentido Campina Grande-João Pessoa.
O Empório Paraíba, obra da responsabilidade da Suplan, está sendo construída numa área de 4 mil m2, com previsão de conclusão para abril desse ano. A obra vai contar com 39 vagas para caminhões de grande e pequeno portes; 86 vagas para automóveis e ainda vagas para 58 ônibus, totalizando espaços para 183 veículos. Estão sendo construídos 48 boxes para serem ocupados por comerciantes de artesanatos, vestuário, alimentação e outros comércios ao longo da rodovia federal. Ainda vai constar de quatro restaurantes, praça da alimentação e quatro baterias de banheiros. A cobertura metálica do empório será colocada no início de fevereiro, segundo informou o diretor comerciante da construtora, João Ferreira.
O secretário Quintans disse que, logo após a conclusão da obra, vai sugerir ao governador Cássio Cunha Lima que a administração do empório seja da responsabilidade de uma associação, cooperativa ou da própria Prefeitura Municipal de Caldas Brandão. O prefeito João Batista Dias disse que a obra do Governo do Estado é uma aquisição muito importante para o município, pois vai gerar emprego e renda, como também servirá de área de lazer.
Acompanhada do prefeito de Caldas Brandão, de comerciantes e de alguns moradores de Cajá, a comitiva também realizou inspeção na construção da variante. O secretário Quintans ouviu reivindicações dos moradores da área e de comerciantes, principalmente sobre a viabilidade da colocação de uma lombada ou mesmo a construção de uma passarela no local.
Quintans disse que vai encaminhar o projeto para o DNIT apreciar. O superintendente do órgão federal, Expedito Leite, conversou no local com o prefeito e ao final disse que vai viabilizar estudos para atender os pleitos. Ele garantiu a colocação de uma sinalização emergencial com redutor de velocidade.

Em reunião com Lula no Palácio do Planalto Cássio aplaude pactos contra desigualdades

O governador Cássio Cunha Lima participou, no final da tarde desta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na companhia de outros 16 governadores do Nordeste e do Norte – a chamada Amazônia Legal. O encontro com Lula serviu para consolidar uma série de propostas, discutidas entre as equipes do governo federal e dos estados, desde a última terça-feira, de combate às desigualdades regionais.
A divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi fundamental para que o governo federal despertasse para a necessidade de desenvolver políticas mais direcionadas ao combate às desigualdades sociais. O presidente Lula não gostou de saber que o Norte e Nordeste lideram o ranking nacional nessas áreas.
Ao sair da reunião no Palácio do Planalto, o governador Cássio Cunha Lima externou seu otimismo pela postura e iniciativa do governo federal, no sentido de estabelecer pactos, com metas, para que os entes federados avancem no combate às desigualdades sociais entre as regiões. “Foi algo de que sempre reclamamos e acho que é uma oportunidade histórica para virarmos o jogo em favor dos que mais precisam, principalmente no Nordeste” avaliou Cássio.
Na rodada de encontros de trabalho entre os representantes do governo federal e dos estados, o tema da redução das desigualdades sociais entre as regiões foi o principal ponto de debate e de elaboração de estratégias conjuntas. Além de Cássio Cunha Lima, participam da reunião os outros governadores do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além dos representantes da região Norte, no caso Amazônia Legal – Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Ficou acertado na reunião, realizada no Palácio da Planalto e que contou com a participação de 17 governadores , que em março deste ano haverá o lançamento de pactos, com metas, nas cinco regiões do Brasil, para acelerar a redução de desigualdades sociais no país – com enfoque ao combate ao analfabetismo e mortalidade infantil. O encontro foi aberto pelo ministro José Múcio, das Relações Institucionais. A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, avaliou o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Na parte da tarde, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fez uma avaliação do Programa Brasil Alfabetizado . A meta do governo federal é alfabetizar cinco milhões de brasileiros nos próximos dois anos, destes, quatro milhões estão no Nordeste. Só na Paraíba são 300 mil analfabetos, já tendo uma parceria entre os governos federal e estadual possibilitado a alfabetização de igual número de pessoas nos últimos seis anos.
“Reconheço o avanço do Programa Brasil Alfabetizado, mas a situação do Nordeste realmente precisa ser avaliada com muito cuidado. Nosso desafio é atingir a meta estabelecida pelo governo federal e para isso precisamos de recursos” afirmou o governador Cássio Cunha Lima. No encontro, foi também discutida a situação da Agricultura Familiar nos estados mais pobres do país.
Nas discussões com os governadores, estiveram presentes os ministros de Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
secom-pb

Ney confirma disputar Senado mas recusa convites

Reaparecendo no cenário político, estadual e nacional, o ex-senador Ney Suassuna (foto), agradeceu aos convites que vem recebendo de várias legendas da Paraíba para deixar o PMDB, mas disse que só decide seu futuro político após conversar com correligionários. Suassuna esta em Brasília, onde participa das articulações do PMDB para eleição do Senado.Ele confirmou que será candidato ao Senado em 2010, pelo PMDB ou por outro partido. "Eu quero ouvir os amigos, filiados, dirigentes do meu partido, tanto na Paraíba quanto em nível nacional. Só depois, tomo qualquer decisão. Uma coisa é certa: sou candidato ao Senado em 2010, por entender que posso ajudar o meu estado, como fiz quando detinha mandato de Senador e continuo fazendo aqui (em Brasília), mesmo sem mandato", declarou.
Suassuna agradeceu ao deputado Damião Feliciano pelo convite para se filiar ao PDT; ao deputado Armando Abílio, que o convidou para integrar o PTB; ao ex-deputado Enivaldo Ribeiro, que o convidou para ser membro do PP e, quem diria, a membros do PT da Paraíba, que o convidaram para ingressar na legenda. Nem parece o petismo... "Eu fiquei extremamente envaidecido, feliz, satisfeito e agradecido pelas lembranças. São legendas importantes que abriram as portas para que eu me filiasse", disse Ney. O ex-senador atribuiu os convites ao trabalho que desempenhou em Brasília, enquanto mantinha o mandato. "Eu decidirei meu futuro político ainda este ano, mas só depois de ouvir os amigos".
Ney esteve nesta quarta-feira (28) em Brasília, participando de reunião com os senadores Renan Calheiros e José Sarney, candidato a presidente do Senado Federal, para tratar da política nacional. Ele afirmou que faz parte do PMDB há quase trinta anos e que está, vejam só, muito bem no partido. "Eu continuo no PMDB, que é o meu partido. Estou há quase trinta anos no PMDB e me sinto muito bem aqui", disse. Suassuna afirmou que vai estar na Paraíba no próximo dia 6 de fevereiro para participar de reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e correligionários para tratar das eleições de 2010. "Quero ouvi-los, pois sou candidato a senador e tenho a proposta de defender a Paraíba aqui no Senado, como sempre o fiz", finalizou.
wscom

TCE convoca 18 municípios do Vale para reunião sexta-feira. Emas e Catingueira já participaram

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) voltará a reunir, nesta sexta-feira (30), às 8 horas, novo grupo de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, a fim de orientar sobre o sistema eletrônico de tramitação de processos e, ainda, do Diário Eletrônico, espaço a eles oferecido, gratuitamente, para as publicações que a lei exija. Outro grupo tem idêntica reunião já programada para a próxima segunda-feira, no mesmo horário, na Sala de Sessões da Corte.
No encontro da próxima sexta-feira, à exceção de Emas e Catingueira que foram convocados semana passada, todos os outros 18 municípios do Vale do Piancó estão listados na nova convocação. Ao todo estarão representados nesses dois encontros 65 municípios paraibanos. São eles: Água Branca, Aguiar, Alhandra, Bayeux, Boa Ventura, Caaporã, Caldas Brandão, Conceição, Conde, Coremas, Curral Velho, Diamante, Gurinhém, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Juru, Manaíra e Mogeiro.
Também, Nova Olinda, Olho d’Água, Pedra Branca, Pedras de Fogo, Piancó, Pilar, Pitimbu, Princesa Isabel, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, São José de Princesa, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra Grande, Serra Redonda e Tavares.
O encontro da segunda-feira terá representações de Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, João Pessoa, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.

Manoel Ludgério acunha em Luppi e Feliciano

O deputado estadual Manoel Ludgério (PDT), líder da bancada governista na Assembléia Legislativa, disse que o presidente Nacional do Partido, o ministro Carlos Luppi, e o presidente estadual da Comissão provisória, o deputado federal Damião Feliciano, deram um golpe no PDT paraibano. “Chico Franca passou 20 anos construindo o PDT, inclusive, eu entrei no partido através de suas mãos, e de uma hora para outra ele foi alijado das discussões sem nenhuma justificativa, ou melhor, simplesmente por que Luppi quer ter um voto no painel eletrônico da Câmara de Deputados”, afirmou.
As declarações de Ludgério foram feitas, nesta quarta-feira (28) ao analisar o convite feito por Damião Feliciano ao ex-senador Ney Suassuna (PMDB) para se filiar ao partido e ser candidato a senador pela legenda nas eleições estaduais de 2010. “Ney é um bom quadro, foi um grande senador, mas não posso falar nada sobre o assunto, pois não sou convidado para participar das discussões do partido. Nós não podemos sugerir ou opinar sobre nada”, acusou.
O deputado revelou que está num processo de desaceleração, de desestímulo dentro do PDT, por conta da falta de diálogo interno. “Só tenho a lamentar e temer com relação ao futuro do partido no Estado, pois o partido está diminuindo por falta da credibilidade e intransigência dos atuais diretores”, afirmou. Apesar de não acreditar, Ludgério disse que se a executiva nacional determinar a realização de eleições internas no partido baterá chapa com Damião Feliciano, apoiando, juntamente com o deputado Jacó Maciel, o nome de Chico Franca para voltar à presidência.
“Não acredito que Luppi determinará a realização de eleições internas, pois a Comissão provisória presidida por Damião deverá se tornar permanente. No entanto, caso ocorra eleições o nome de Chico Franca contará com o meu apoio e evidentemente com o de Jacó”, afirmou.
wscom

Oposição em Piancó fica restrita e a prefeita Flávia Galdino vai se tornando a maior liderança local

O ex-prefeito de Piancó Edvaldo Leite de Caldas (PTB), segundo Antônio Cabral, está numa situação difícil. É que ele está vendo seu grupo ficar restrito à cada dia que passa. Recentemente o empresário e agropecuarista Ernane Moreira de Caldas (primo de Edvaldo) aceitou convite e já estaria de mala e cuia, como se diz, nas hostes da situação, comandada pela prefeita Flávia Serra Galdino (foto), que impôs outra derrota à Edvaldo nas eleições do ano passado. Ernane foi o candidato a prefeito na primeira eleição (2004) em que a Flávia se elegeu prefeita de Piancó.
Ernane era para Edvaldo uma pessoa de muita confiança e o ex-prefeito jamais imaginara esse desligamento político entre ambos. No entanto, Edvaldo não se dá como vencido e já busca alianças que venham a recompensar essa perca, tentando atrair para seu grupo o vereador Pádua Leite (PT) e o ex-vice de Flávia, Antônio Dantas (PSDC), que figurou como vice na chapa de Edvaldo ano passado. Porém, eles já estão integrando o grupo oposicionista local mas acada qual no seu canto, independente um do outro.
Por outro lado a prefeita Flávia Galdino (PP), especula-se, pode ter uma baixa em seu bloco. Trata-se do ex-vereador Joca Brasilino que é pai do atual vereador Waguinho Brasilino, que estaria não muito satisfaeito com a situação desde a disputa pela Presidência da Câmara Municipal, vencida pelo fiel escudeiro da prefeita o vereador Antônio Leite (PP) um dos mais festejados nessa nova safra no legislativo-mirin. O bombeiro escalado para apagar as chamas está sendo o ex-prefeito Gil Galdino, pai de Flávia, amigo pessoal de Joca. Em todo caso, Waguinho estaria apenas esperando uma 'conversa' com Flávia como quem não nada. Sabem como é.....
O resultado disso tudo é que a prefeita Flávia, uma das mais admiradas e competentes gestoras de toda a Paraíba, está cada vez mais pavimentando seu espólio como a maior liderança política de Piancó, inclusive com fortes chances de se eleger deputada estadual em 2010 ou, como já anunciado, emplacar o filho (Daniel) numa daqueles 36 cadeiras da Assembléia Legislativa. Jogo de cintura, carisma e articulação Flávia tem de sobra para costurar essa possibilidade em 2010, o que seria uma grande conquista para o Vale do Piancó.
A região necessita urgentemente de um representante na Assembléia e nenhum dos outros prefeitos têm gabarito para a empreitada a não ser o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), de Itaporanga, que já decidiu não mais se candidatar.

TRE-PB constroi sede da 41ª zona em Conceição

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está construindo a sede do novo Cartório Eleitoral, com sede na cidade de Conceição, que irá atender a 41ª Zona Eleitoral, compreendendo os municípios de Ibiara, Santana de Mangueira, Santa Inês e Conceição.
Num investimento de R$ 199 mil a obra iniciou em novembro do ano passado e tem prazo para sua execução em 180 dias.
George Luís

‘Romance’, filmado em Cabaceiras, abre Festival de Cinema em Hollywood

Cássio ladeado pelas atriz Paula Lavingne, Letícia Sabatella e pelo diretor Guel Arraes
O filme de Guel Arraes, "Romance", com locações em Cabaceiras e que teve apoio do Governo do Estado na sua produção participa do 1º Festival de Cinema Brasileiro, que acontece na Capital da sétima arte no mundo. Agregar valores, conhecimento e, principalmente os aspectos culturais e comerciais das indústrias cinematográfica americana e brasileira. Esse é o propósito do primeiro festival Hollywood Brazilian Film Festival - HBRFEST, que começa hoje e segue com a sua programação até quinta-feira (29), no coração de Hollywood – nas telas dos cinemas Egyptian Theater e do Grauman’s Chinese.
Serão oito filmes, entre curtas-metragens, documentários e longas de ficção, entre eles ‘Romance’, de Guel Arraes, filmado em parte na Paraíba, no Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, cuja produção contou com o apoio do Governo do Estado. A sessão marca a abertura oficial do festival. O HBRFEST exibirá uma seleção cuidadosa de filmes, dando aos distribuidores internacionais a oportunidade de ver o melhor da produção e co-produção brasileira. E é incontestável que Hollywood é a Meca do cinema mundial.
Não representa simplesmente o cinema americano, mas representa a principal encruzilhada mundial onde os maiores poderes da arte e comércio do cinema se reúnem, sejam eles do cinema americano, europeu, asiático ou latino-americano. Assim, a realização do festival se propõe a ser uma espécie de ‘vitrine’ sobre o que de melhor anda acontecendo nas telonas brasileiras.
Dentro dessa ótica ‘vitrine’, onde a cultura e os cenários brasileiros ganham evidência, além, claro, da arte cinematográfica feita em terras tupiniquins, eis o que diz, á época do lançamento do filme na Paraíba, em novembro recente, o presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Antônio Alcântara: “A Paraíba está muito bem posicionada em ‘Romance’.
'Romance’ é inspirado na história de Tristão e Isolda e traz no elenco nomes estelares como Wagner Moura, Letícia Sabatella, Andrea Beltrão, José Wilker, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Vladimir Brichta, Edmilson Barros e Marco Nanini. Conta a história de Pedro (Wagner), diretor e ator de teatro que se apaixona por Ana (Letícia), atriz com quem contracena na peça ‘Tristão e Isolda’.
Nos bastidores da peça, o casal esbarra nos obstáculos do amor contemporâneo: paixão, ciúme, rotina... É possível um amor recíproco feliz? Antes de chegar a uma conclusão, Pedro e Ana terão sua trajetória afetada pela carreira dela - que passa a fazer sucesso na TV - impulsionada pela empresária Fernanda (Andréa Beltrão). O novo cenário deixa espaço para a entrada em cena de Orlando/José de Arimatéia (Vladimir Brichta) No papel de um ator, ele estrelará com Ana um especial de TV gravado na Paraíba e, mais importante, dividirá o seu coração.

Sargento da Polícia Militar suspeito de matar advogado é preso em Itambé pelo Cel. Kelson

O sargento reformado da Polícia Militar Inácio Flávio Pereira (de boné na foto) foi preso nesta terça-feira (27), acusado como um dos mandantes do assassinato do advogado Manoel Mattos, de 40 anos, ocorrido na noite do último sábado, na Praia de Acaú, litoral paraibano. O comandante da Polícia Militar, coronel Kelson de Assis Chaves, foi pessoalmente às cidades de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, e Pedras de Fogo, na Paraíba, buscar o sargento reformado, cumprindo uma determinação expressa do secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba.
A missão de ir buscar Flávio para depor foi dada no início da manhã de ontem pelo secretário de Segurança Pública, Eitel Santiago, durante reunião com o comandante da PM, policiais e promotores públicos envolvidos no inquérito que apura o assassinato. O encontro (foto) do coronel Kelson com o sargento Flávio foi flagrado pelos repórteres do Jornal do Commercio. O sargento Inácio Flávio negou que tivesse envolvimento com a morte do advogado. A polícia da Paraíba também prendeu uma pessoa que seria a proprietária de uma das armas utilizadas no crime. O sargento teria ameaçado a vítima, em dezembro do ano passado, numa churrascaria da região. Além da acusação de mandante da morte do advogado, o sargento Inácio Flávio é acusado de vários homicídios praticados na região.
Preso pela delegada Anne Caroline, que agiu com apenas dois agentes, o policial militar conhecido disse ao ser interrogado nesta terça-feira, 27, no GOE que só vai falar em juízo. Vale ressaltar que a delegada teve o seu ponto cortado no movimento grevista da categoria, mas se manteve trabalhando, coerente em defesa da segurança pública do estado da Paraíba. O acusado de praticar o crime contra o vice-presidente do PT de Pernambuco, que levou um tiro na cabeça e outro no peito, foi preso numa ação espetacular da delegada Anne Caroline. A delegada trabalhou em silêncio e em menos de 72 horas desvendou o crime do advogado Manoel Mattos, uma das testemunhas da CPI do crime organizado investigado pela Câmara Federal.

Cássio receberá delegados na próxima segunda, 2

Falando nisso, o governador Cássio Cunha Lima deve receber na próxima segunda-feira (2) os delegados da Polícia Civil que permaneceram em greve durante 43 dias. A informação partiu do secretário da Comunicação, Solon Benevides. Está será a primeira reunião do governador com os delegados de Polícia Civil após o fim da greve que ocorreu no dia 16 desse mês após assembléia realizada em Campina Grande quando decidiram pelo retorno ao trabalho e espera por uma negociação com o Governo do Estado.
Os delegados que participam do movimento de greve no Estado da Paraíba decidiram durante assembléia que foi realizada na noite desta terça-feira (27) na OAB - CG (foto) manter a paralisação suspensa. De acordo com informações do presidente da ADEPDEL, Afrânio Pinto, outra assembléia será realizada na próxima sexta-feira (30), às 18h na OAB-CG para avaliar a questão.
Na quinta-feira (22) os delegados se reuniram com os secretários Eitel Santiago (Segurança Pública) e Gustavo Nogueira (Administração). Apesar de não chegarem a um consenso sobre as reivindicações da categoria, as três entidades representativas entregaram uma proposta a reivindicação de isonomia com os procuradores do Estado. Nesta segunda-feira (26) houve a primeira reunião com a técnicos da Secretaria da Administração. No encontro, de acordo com dirigentes da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil não houve avanço nas negociações, nem foi apresentada contra proposta por parte do governo.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Governo debate políticas do SUS com prefeitos

Prefeitos e secretários municipais de saúde discutiram, nesta terça-feira (27), durante o I Encontro Estadual de Gestão em Saúde, promovido pelo Governo do Estado, as políticas e diretrizes do SUS Sistema Único de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, em Campina Grande. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Almeida, essa é uma iniciativa pioneira do Governo do Estado para mostrar o que é o SUS e quais os benefícios. Cada gestor municipal recebeu um kit, com CD contendo toda a legislação. O secretário agradeceu a participação dos prefeitos e secretários municipais de saúde e destacou que a saúde pública é feita de parcerias. "O sistema é tripartite, formado pelos governos Federal, Estadual e Municipal", explicou, lembrando aos novos prefeitos a importância da assinatura do Pacto de Gestão. As pactuações devem ser cumpridas com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Na tarde de trabalho foram abordados os seguintes temas: Atenção Básica; Assistência Farmacêutica; Vigilância e Saúde; Gestão; Operacionalização do Fundo Municipal de Saúde; Discussões e Pactuação. Participaram do encontro a gerente Executiva de Atenção Básica, Lúcia Derks, o presidente da AMCAP, Manoelzinho Andrade, o gerente da 3ª Gerência Regional de Saúde, Jairo Sales, presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, Porcina dos Remédios e toda a equipe da Secretaria de Saúde, além dos prefeitos e secretários.

TRE-PB mantém Mª Daguia prefeita de Nova Olinda

A prefeita eleita e empossada na cidade de Nova Olinda Maria Daguia (DEM) pode, a parti de agora, governar sem medo de ser feliz. É que o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) decidiu, na tarde desta segunda-feira (26), mantê-la como gestora daquele município. De acordo com o advogado Pedro Pires, um dos representantes de Maria Daguia (foto), a corte negou, por três votos a dois, no sufoco mesmo, um agravo regimental impetrado pela coligação Unidos por Nova Olinda contra a prefeita.
Daguia teve sua candidatura impugnada em primeira instância em novembro do ano passado após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, mas se mantém no cargo graças a uma liminar concedida no final do ano passado. No agravo regimental julgado nesta segunda, a oposição, que teve como candidata a prefeita a promotora aposentada Maria do carmo (PSDB), pedia a suspensão da liminar que mantém a prefeita no cargo.
Pedro Pires explicou ainda, que o recurso contra a decisão que cassou o registro de candidatura continua em andamento e caso o mandato seja cassado, devem haver novas eleições no município, seguindo o que já foi decidido em primeira instância. Para quem não sabe, na verdade, Maria Daguia, prefeita agora de fato e de direito, praticamente governa o município há pelo menos 18 anos anos já que faz vinte anos que seu pai, ex-prefeito João Raimundo, não perde uma disputa eleitoral e se firmou como maior liderança política local.
O ex-prefeito Francisco Rosado, conhecido como Chico Maçal, antecessor de Daguia, passou os quatros anos de gestão sem saber o que é ser prefeito já que quem governava era Daguia.

TCE analisa contas do ex-prefeito Júlio Lopes

O Tribunal de Contas do Estado vai examinar nesta quarta-feira (28), as contas de 2006 do ex-prefeito Júlio Lopes Cavalcanti (PSDB), da cidade de Olho d’Água, que viveu momentos de intensa intranquilidade administrativa. Vamos ver no que vai dar....

Damião Feliciano convida Ney Suassuna a disputar mandato de senador pelo PDT em 2010

O presidente estadual do PDT, deputado federal Damião Feliciano, convidou nesta terça-feira (27) o ex-senador Ney Suassuna (PMDB) para se filiar ao partido e, assim, disputar o mandato de senador pela legenda nas eleições de 2010.
Segundo Adauto Fernandes, chefe de gabinete do parlamentar, na próxima semana o ex-senador pretende se reunir com Feliciano para discutir as reais possibilidades do seu ingresso nos quadros do PDT paraibano. Ainda, de acordo com Fernandes, o ex-senador ficou muito satisfeito e honrado com o convite e prometeu analisar a proposta, anunciando sua decisão o mais breve possível.
Com relação às divergências internas do PDT, com o suposto atrito entre Feliciano e o ex-prefeito de João Pessoa, Chico Franca, antigo filiado do partido, Fernandes disse que não existe nenhum tipo de desentendimento interno no partido. “Damião chegou ao PDT para somar e alavancar o partido com os demais filiados”, afirmou.
O deputado pedetista disse que o convite ao ex-senador faz parte do processo de fortalecimento da legenda no estado. "Vamos disputar pra valer as eleições em 2010, convidei Ney Suassuana para ingressar no PDT e disputar uma vaga para o Senado", revelou Damião Feliciano.
Ney Suassuna (foto), que está colecionando partidos interessados em sua filiação, confirmou o convite feito pelo PDT mas tem evitado falar a respeito do assunto por causa da lei de infidelidade partidária. “O senador (Suassuna) não pensa sair do PMDB agora, pois ele trabalha com a expectativa de uma hipótese de cassação do Cícero Lucena”, afirmou um interlocutor do ex-senador.
O ex-senador peemedebista tem se recusado a falar sobre o seu futuro político, mas a correligionários têm afirmado que pretende voltar ao cenário político ainda este ano. O PMDB ameaçou-o de expulsão ano passado por causa do seu envolvimento na campanha de Campina Grande, defendendo a candidatura do deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), na disputar contra o prefeito reeleito Veneziano Vital (PMDB).

Juiz determina suspensão do corte de ponto e restituição salarial aos delegados paraibanos

O juiz Fábio Leandro de Alencar, do Tribunal de Justiça da Paraíba, determinou na manhã desta terça-feira (27) a suspensão do corte de ponto dos Delegados de Polícia Civil do estado e imediata restituição dos valores descontados na última sexta-feira (23).
A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados da Polícia Civil da Paraíba entrou no início da tarde de ontem (26), com mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça para que os delegados possam receber seus salários. O mandado de segurança foi despachado para o juiz substituto Fábio Leandro. Que emitiu a sua decisão na manhã desta terça.
Delegados de todo o estado realizam assembléia às 19 horas desta terça-feira (27), na sede da Ordem dos Advogados, em Campina Grande, ocasião em que irão discutir sobre o retorno da greve no estado ou continuidade nas negociações com o governo.
Thiago Moraes

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Familiares e correligionários lançam candidatura de Carlos Dunga no próximo final de semana

Segundo Arimatéia Souza a família e correligionários do secretário estadual de Defesa Agropecuária e suplente de senador Carlos Dunga (foto-PTB) decidiram lançar a sua candidatura a deputado federal nas eleições de 2010. O lançamento está programado para o próximo final de semana, na fazenda Musquito na cidade de Boqueirão. Na manhã deste domingo, o deputado estadual Dunga Júnior (PTB) confirmou que seu pai será mesmo candidato a deputado federal nas eleições estaduais de 2010, e não a governador como se especulou recentemente nos bastidores da política paraibana.
“Estive na semana passada em Pombal, no sertão, participando de um seminário sobre o desenvolvimento do biodesiel na Paraíba e mantive contato com inúmeras lideranças da região, entre prefeitos, ex-prefeitos e vereadores, e todos manifestaram o desejo de apoiar o retorno Carlos Dunga a Câmara de Deputados”, afirmou ele, acrescentado que este é também o desejo da base aliada do secretário nas demais regiões do Estado.
Com relação à chapa majoritária, o deputado disse que o desejo do PTB é reeditar a “aliança vitoriosa” de 2006 com o PSDB e o DEM, quando o governador Cássio Cunha Lima foi reeleito e Cícero Lucena eleito senador, ambos pelo PSDB. “Lutaremos para reeditarmos a aliança vitoriosa de 2006 com o PSDB e o DEM, sempre respeitando as determinações do governador Cássio e as orientações do PTB”, afirmou.

Gestores se assustam com queda de 31% no FPM

Os efeitos da crise financeira afetando o consumo no Brasil já se manifestam nas prefeituras da Paraíba que, segundo o presidente da Federação dos Municípios (Famup), Buba Germano (foto), há registro de queda na ordem de 31%. Ele se mostrou preocupado com a possibilidade de aprovação de nova Lei Orgânica do Tribunal de Contas sem debate com a parte afetada, os prefeitos. Buba explicou que a receita do FPM de janeiro em relação a dezembro sofreu uma retração de 31% “se levado em conta os 23% de antes e menos 8% de agora”.
Para ele, como o FPM é a base principal da receita da maioria dos municípios é de se projetar muitas dificuldades por parte das prefeituras. "Vamos à Brasília reivindicar formas do Governo Federal também ajudar os municípios porque a realidade do jeito de agora é muito preocupante" explicou.